Porque usar CABOS MÓVEIS INNOVCABLE
Considerações do porque utilizar cabos móveis Innovcable
Innovcable Cabos Móveis
Considerações do porque utilizar cabos móveis Innovcable
Os cabos para aplicações móveis seguem alguns fatores para obtenção do sucesso na aplicação.
Primeiro inicia-se com o problema. Com a introdução da indústria 3.0 em meados da década de 70, o processo de automação se intensifica e as máquinas se tornam mais maleáveis e flexíveis exigindo produtos e processos que atendam tais demandas.
Uma delas são equipamentos que movimentam-se constantemente e necessitam de transmissão de sinais, dados e energia de modo confiável e com alta durabilidade em processos de constante movimento (ex. robôs, esteiras porta-cabos e guindastes), sem interrupção e paradas no processo fabril.
Cabos comuns não atendem mais estas novas necessidades e criou-se uma nova gama de cabos para atender tais requisitos.
A Innovcable® aplicou um conhecimento profundo e desenvolveu produtos seguindo os seguintes caminhos:
1-) Pesquisa
2-) Testes constantes e diferenciados
3-) Validação
4-) Desenvolvimento de novos compostos e materiais aplicados
5-) Máquinas novas e diferenciadas no processo fabril
6-) Novos design de construção dos cabos
7-) Know kow de novos processos da produção
O interessante é que estas inovações exigiram uma interessante curva de aprendizagem que elevou e diferenciou toda uma nova cadeia de valor, criando uma gama fantástica de novos produtos para atender esta nova necessidade.
A Innovcable® encontrou uma rota tecnológica que solucionou e atendeu ou superou as necessidades de seus clientes.
O EFEITO “SACA-ROLHAS”
Um dos principais problemas que os cabos comuns apresentam nestas aplicações é o efeito conhecido popularmente como “Efeito Saca-Rolhas”, é chamado desta forma por que ocorre o rompimento do cabo na capa externa devido a torção constante em torno de seu próprio eixo e as forças aplicadas no centro do cabo. Como os cabos comuns não são construídos para atender tal finalidade eles se rasgam com facilidade, trazendo severos transtornos para os usuários, tais como paradas de máquinas dentre outras.
CONSTRUÇÃO DOS CABOS
Os chamados multi-cabos (vários condutores agrupados em um único cabo) no caso de cabos móveis deve seguir algumas regras de construção e aplicação.
LEMBRE-SE QUE PARA CADA APLICAÇÃO OU NECESSIDADE EXISTE O CORRETO CABO A SER APLICADO. CONSULTE NOSSOS TÉCNICOS OU ENGENHEIROS PARA OBTER A MELHOR ORIENTAÇÃO.
1-) Cabos torcidos em camadas – Apesar de alguns fabricantes descartarem tal tipo de torção em seus cabos, nosso conhecimento e testes e validação de campo, mostrou que ela é eficiente em alguns tipos de aplicações em detrimento de outras construção (Feixes), porém não é qualquer torção em camada, há regras e know kow de conhecimento neste tipo de construção, tais como passos de torção, sentidos duplos, sentido de aplicação (direita ou esquerda), compostos utilizados, etc.
2-) Cabos torcidos em feixes – Este tipo de construção se sobressaiu frente a torção em camadas em alguns tipos de aplicações, obtendo melhor performance e resultados. Os princípios levados em conta neste processo são:
a-) Passo de torção curtos,
b-) Elemento central a prova de tensão
c-) Reunião dos condutores em pacotes em torno do elemento central
d-) Capa externa com preenchimento reforçado
3-) Cabos com necessidade de proteção EMI (blindagem), devem ter sua blindagem construída com ângulo otimizado, utilização de capa intermediaria com preenchimento reforçado e o mesmo com a capa externa.
Todos estes elementos se referem a construção básica dos cabos, mas diversos outros fatores impactam radicalmente na performance, tais como os compostos utilizados, diâmetro e qualidade dos fios utilizados, dentre outras.
A QUEBRA DE FIOS EM SISTEMAS PARA PROTEÇÃO EMC (BLINDAGEM) E NOS CONDUTORES.
Os cabos blindados para aplicações móveis devem resistir e literalmente acompanhar seu movimento sem causar fricções internas e que possam causar quebra da malha e dos condutores, além de um problema de difícil identificação quando ocorre na malha, prejudica na performance dos equipamentos colocando em risco até mesmo a segurança.
Para minimizar estes efeitos maléficos da durabilidade do cabo, é necessário a utilização de fios finos, com boa elasticidade e que continuem a atender os requisitos elétricos estipulados pelas normas.
Malhas abertas e fora do ângulo correto, acarreta quebra prematura e o movimento da mesma tem que ser controlado, isto é, não se mover aleatoriamente, tem que acompanhar o movimento dos condutores, sendo um fator de ajuda na proteção de todo o conjunto.
A Innovcable® utiliza sua expertise para atenuar e resolver tais questões, otimizando a construção de seus cabos dentro de tecnologia que agrega um grande valor para seus clientes.
Outro quesito a ser visto quando for utilizar o cabo é se a malha está aderida entre a capa interna e a externa, se durante o descascamento for fácil separar a malha, este é um indício de que poderá ocorrer problemas com a malha (fricção) (depende do tipo de cabo e aplicação)
ABRASÃO E O ROMPIMENTO DO REVESTIMENTO
A Innovcable® disponibiliza uma gama de compostos, cada um com uma característica, tanto para os isolantes como para as capas internas e externas que elevam consideravelmente a durabilidade do cabo. Análise sempre qual o tempo de uso, quantas flexões irá realizar no período, qual exigência de torção, a aplicação, uso interno ou externo, dentre outros fatores a fim de minimizar o rompimento das veias e das capas e obter o melhor resultado e rendimento na sua aplicação.
EXTRUSÃO REFORÇADA DOS REVESTIMENTOS.
Não use cabos que não atendam sistema de proteção de extrusão reforçada, este tipo de extrusão é mais cara e portanto não utilizada pela maioria dos fabricantes, pois implica em aumento de custos de equipamentos de produção; técnicas, conhecimentos e materiais diferenciados que não possuem. O preenchimento completo do cabo e seus interstícios se faz necessário neste tipo de produto e só se obtém com sistema de pressão permitindo um movimento longitudinal definido.
OS DIFERENCIAIS DOS CABOS INNOVCABLE®:
1-) Elemento central especial para cada aplicação (quando aplicável)
2-) Trançamento em feixes ou em sentido duplo e orientação correta.
3-) Capa interna com preenchimento reforçado
4-) Malha fechada
5-) Ângulo otimizado.
5-) Capa Externa extrudada com preenchimento.
6-) Compostos especificamente desenvolvidos para aplicações móveis.
7-) Fios finos e flexíveis